MAIS UM OLHO NO CÉU

A cada dia que passa, a procura por tecnologia de todas as espécies cresce astronomicamente. Todos os setores dependem mais e mais destas tecnologias simples e sofisticadas que aceleram os processos enquanto diminuem consideravelmente os custos.

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A cada dia que passa, a procura por tecnologia de todas as espécies cresce astronomicamente. Todos os setores dependem mais e mais destas tecnologias simples e sofisticadas que aceleram os processos enquanto diminuem consideravelmente os custos.

Focada nisso, e dando mais utilidade aos seus produtos, a Cirrus Aircraft trabalha no desenvolvimento de uma nova ferramenta para o seu consagrado modelo SR22, sem perder sua atual identidade que possibilita o transporte de 5 pessoas num trajeto de até 2000 km com uma velocidade de mais de 300 km/h.

Esse novo modelo será chamado “Perception” e será equipado com uma capsula semiesférica instalada próxima da junção da asa com a fuselagem que poderá acomodar uma grande variedade de sensores dependendo da necessidade do operador. Este sistema é chamado de SMS - Suporte de Montagem Sensorial. Esses equipamentos conhecidos como sensores aéreos, ao longo dos anos, foram diminuindo de tamanho, perdendo peso, ampliando capacidades e tornando-se mais acessíveis do ponto de vista financeiro.

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Um exemplo disso em nossa vida diária no plano terrestre é a presença cada vez maior de radares fotográficos em ruas e estradas ou ainda câmeras de vídeo distribuídas pelas cidades prestando todo tipo de serviço à comunidade.

Quando se fala da aplicação destas tecnologias embarcadas em aeronaves, esses números podem adquirir outras proporções devido a utilização de jatos sofisticados ou helicópteros pesados de alto custo operacional nas chamadas "operações especiais".

A intenção da Cirrus Aircraft neste cenário é oferecer uma solução de menor valor de aquisição e operação. Esse processo se inicia com a oferta do “monomotor mais sofisticado do mundo”, de acordo com a revista norte americana Flying Magazine. O Perception equipado com sua plataforma integrada de sensores poderá ser convertido de aeronave para o transporte executivo em aeronave de missão de observação em questão de minutos, podendo carregar os equipamentos específicos e atender a missão do operador. O interessante é que a Cirrus vai oferecer a aeronave com sua capacidade múltipla e o operador vai encontrar no mercado o equipamento de sua necessidade, dando uma flexibilidade ao uso do conjunto.

Na atualidade não só as empresas privadas, mas também as agências governamentais lutam para conter seus budgets, uma solução como esta pode ser sob medida.

Durante o desenvolvimento do Cirrus Perception o fabricante fez parcerias com diversas industrias de renome no setor de sensoriamento com o intuito de oferecer opções aos futuros clientes. A UTC Aerospace, FLIR Systems e a ISD são algumas delas.

Esta pequena aeronave amplamente conhecida por abrigar um paraquedas balístico chamado CAPS, causou uma grande mudança nos últimos dez anos no nosso país e no mundo. Tornou o voo de transporte de executivos mais acessível, eficiente e de menor custo. Equipada com tecnologia de ponta, dentre elas um painel de aviônicos que torna a vida do piloto muito mais fácil e o voo mais seguro, ampliando o uso dos monomotores em voos noturnos e por instrumentos, agora poderá aumentar ainda mais essa utilização ingressando no mundo do sensoriamento aéreo.

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Na França, uma empresa privada chamada Cassidian, pertencente ao grupo Airbus, já opera dois Cirrus Perception a serviço da forca aérea e marinha daquele país.

Pense nas possibilidades de utilização: monitoramento agrícola, fotografia aérea, amostragem de ar, fiscalização de vazamento de hidrocarbonetos, vigilância de estradas, pesquisa geotérmica, combate ao tráfico de drogas, patrulhamento de fronteiras, inspeção de oleodutos, gasodutos, redes de transmissão e mais um sem número de utilidades. Tudo isso por uma fração do custo das aeronaves utilizadas atualmente.

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O Cirrus também está sendo amplamente utilizado no treinamento de pilotos militares e de linha aérea, citando entre outros, a Forca Aérea Americana e a Emirates Airlines.

Todas essas possibilidades demonstram a enorme versatilidade adquirida ao longo dos anos dando uma nova conotação de utilização para as aeronaves de pequeno porte.

A certificação do Cirrus "Special Mission" Perception pelo FAA está sendo esperada para meados deste ano e a Cirrus Aircraft informa que já tem inúmeros clientes numa fila de espera para receber o novo produto.


Sobre a Cirrus Aircraft

A Cirrus Aircraft é reconhecida como líder na aviação geral. Suas aeronaves SR20, SR22 e a versão Turbo Charged SR22T, construídas em material composto, incorporam desempenho inovador e avançado, tecnologias eletrônicas e de segurança, incluindo os modernos aviônicos Cirrus Perspective fornecidos pela Garmin International. Inclui também o Sistema de Paraquedas Cirrus (CAPS) em todos os modelos. Até hoje as aeronaves Cirrus já acumularam mais de 5 milhões de horas voadas, sendo que em 45 ativações do CAPS, 104 vidas foram salvas.

O jato monomotor Cirrus Vision SF50, com mais de 500 posições reservadas, será uma nova solução no transporte pessoal e na agilização de negócios regionais. Todas as aeronaves Cirrus são fabricadas nos Estados Unidos e vendidas para 60 países ao redor do mundo. A proprietária da Cirrus Aircraft é a China Aviation Industry General Aircraft Co., Ltd (Caiga).

No Brasil, a Cirrus dispõe de um centro de vendas, centro de treinamento para pilotos, centro de distribuição de peças e 18 centros de serviços autorizados pela ANAC.

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